Isis Cavalheiro
2º29
________________________________________________________
- COMO EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?
Em
nossas vidas vamos nos deparar com dilemas racionais e emocionais
diversas vezes. Nestas situações cada um pensará e agirá de uma
forma, isso porque cada um recebe uma educação e uma criação
distinta, e são elas que farão total diferença nestes momentos. É
essa nossa opinião, percepção sobre a vida que cria dentro de nós
uma autonomia, capacidade de decisão e iniciativa.
Esta
capacidade de decidir entre o certo e o errado, de escolha, é o que
forma nossa moral e moralidade sobre a vida. Ninguém nasce moral, é
algo que adquirimos com o passar do tempo, com o questionamento ao
comportamento.
Mas
então, como se deve educar essa nova geração? A geração dos
conectados, já tão diferente da anterior?
Foi
em busca desta resposta que fomos às ruas entrevistar pontos de
vistas diferentes sobre o mesmo assunto. No total foram seis
entrevistados, tirando aqueles que optaram por não responder à
pergunta.
Um
dos pontos mais surpreendentes foi o fato de 83% dos
entrevistados considerarem o diálogo como principal forma de educar.
Percebemos assim uma mudança na conduta de educação em que nos
encontramos. Já não agimos como antigamente, quando educar era
sinônimo de "bater". O que confirma isso é a resposta da
senhora de 63 anos, que acompanhada da neta, concorda que a conversa
é importante, mas ainda acha que uma "surra" ou que uma
"palmadinha" nunca fazem mal, pelo contrário. Ressaltamos
também que apenas um dos entrevistados considera o estudo e o
preparo ao mercado de trabalho como fundamentais na educação dos
jovens.
Isso
sintetiza o que aprendemos em aula e na pesquisa, a autonomia e a
moral vêm de nós mesmos, mas são sim influenciadas pela época e
ambientes em que vivemos.
- Segue abaixo nossa tabela:
“COMO
EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?”
|
IDADE
|
ESTADO
CIVIL
|
PROFISSÃO
|
ESCOLARIZAÇÃO
|
SEXO
|
Impondo
limites, com diálogo e amor dos pais, senão a polícia vai fazer
o que os mesmos não fizeram; manter longe das drogas.
|
54
|
Casado
|
Advogado
|
3º
grau (faculdade)
Completo
|
Masculino
|
Conversa
é o princípio de tudo.
|
26
|
Solteiro
|
Vendedor
|
Ensino
Médio
Completo
|
Masculino
|
Conversa.
|
15
|
Solteira
|
Estudante
|
Cursando
Ensino
Médio
|
Feminino
|
Bastante
diálogo, pois eles (os jovens) também têm suas opiniões.
|
33
|
Casada
|
Cartorária
|
3º
grau (faculdade)
Incompleto
|
Feminino
|
Diálogo,
mas uma “palmadinha” não faz mal.
|
63
|
Solteira
|
Do
lar
|
Ensino
Médio Completo
|
Feminino
|
Com
estudo, preparando para o mercado de trabalho.
|
71
|
Casado
|
Óptico
|
Ensino
Médio
Incompleto
|
Masculino
|
SETEMBRO/2014
_________________________________________________
Parabéns ao grupo. Gostei muito da charge postada a qual reflete uma nuance da nossa educação em um ambiente tão conectado como é o mundo atua. Mas gostei mais ainda do texto de vocês: muito importante a referência que vocês fizeram a respeito de: autonomia do sujeito; capacidade de decisão entre o certo e o errado; a capacidade de escolha; moral per e moralidade. Percebi no texto de vocês, muito dos assuntos que temos trabalhado em sala de aula. Parabéns.
ResponderExcluir