terça-feira, 16 de setembro de 2014

COMO DEVEMOS EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?


Alunos: Anahy Moura
              Henrique Copini
              Nidgia Maria Nicolodi
              Shirley Oliveira

Série: 2º 27

Orientador (a): Elza Queiroz da Silva

Trabalho: “Como devemos educar as novas gerações?



Introdução:


O seguinte trabalho falará sobre a educação que posteriormente poderá ser aplicada nas novas gerações, bem como apresentará os dados obtidos através do questionário aplicado aos entrevistados, que por sua vez, apresentaram suas opiniões de acordo com o tema proposto. O trabalho foi realizado de acordo com os conhecimentos adquiridos por meio do estudo do capítulo 18: “Ninguém nasce moral”.

Entrevistados:

Como educar as novas gerações?
Entrevistado 1:
Idade: 42                                                              Estado Civil: Casado
Profissão: Agricultor                                            Escolarização: 6º série                                                                          
*Como educar as novas gerações?Com atitudes, dar exemplo. Sugerindo para palestras com pessoas instruídas que orientam como relacionar-se na sociedade e em família.

Entrevistado 2:
Idade: 35                                                               Estado Civil: Casada
Profissão: Agricultora                                            Escolarização: 2º grau completo
*Como educar as novas gerações?
Com exemplos e com firmeza nas atitudes, não adianta dar exemplos e ensinar atitudes sem a firmeza e confiança, honestidade e respeito.

Entrevistado 3:
Idade: 13                                                              Estado civil: Solteira
Profissão: Estudante                                             Escolarização: Completando 1º grau
*Como educar as novas gerações?
Com respeito, confiança e compreensão. Compreendendo-lhes, mas também sabendo impor limites, por que essa geração não é diferente das outras, apenas tem mais direito e alguns menos respeito. Apoiar as atitudes corretas para que tenham a fazê-las.


Entrevistado 4:
Idade: 53                                                             Estado Civil: Casada
Profissão: Dona de Casa                                     Escolarização: 4º série                                                                          
*Como educar as novas gerações?
Com boas conversas, tendo respeito com os outros e sendo sincero também, preparando-os para a vida que os espera depois dos estudos, lendo, se interessando mais nos assuntos da atualidade.

Entrevistado 5:
Idade: 42 anos                                                      Profissão: Empresária
Estado civil: Casada                                             Escolaridade: 7ª série
*Como devemos educar as novas gerações?
As novas gerações devem ter um maior acompanhamento dos pais na educação tanto dentro, como fora de casa, os pais deveriam impor limites com relação as novas modernidades. Antigamente não haviam todas essas tecnologias e as crianças eram mais preocupadas com brinquedos e brincadeiras, agora sua maior preocupação são os jogos da internet, o que faz com que seus estudos e notas fiquem em um estado preocupante, outra questão igualmente importante é a religião, que se tornou esquecida na maior parte dos jovens e crianças e ela é de muita importância.

Entrevistado 6:
Idade: 51 anos                                                   Profissão: Empresário
Estado Civil: Casado                                         Escolaridade: 8ª série
*Como devemos educar as novas gerações?
Devemos tentar educar da melhor forma possível, sempre procurando entender o que nossos filhos estão sentindo e se estiverem metidos em algum problema devemos intervir e ajudá-los. Hoje em dia estamos muito preocupados e ocupados com nossos trabalhos, mas apesar disso sempre é necessário passar um tempo com os filhos e jamais agredi-los fisicamente.




Análise e comparação dos dados obtidos:


Podemos educar as novas gerações tendo uma boa comunicação, impondo e educando com respeito, mostrar os lados bons da responsabilidade, as novas gerações já têm acesso à tecnologia que não tínhamos na época das séries iniciais, e isso afeta gravemente os estudos e o tempo ao ar livre, ou seja, com brincadeiras e brinquedos dessas crianças. Hoje em dia, os pais estão mais ocupados e preocupados com assuntos do trabalho e esquecem que tem filhos, e não notam que tem algo errado com suas crianças e isso pode ser grave, já que a criança não tem com quem contar e acaba tendo de lidar com o problema sozinho, e muitas vezes aprendendo coisas erradas com más influências. O capítulo retrata as características de cada fase da criança desde o nascimento, ou seja, o estágio sensório-motor, onde é basicamente a fase em que a criança depende de seu tato, onde o bebê brinca e se maravilha com tudo o que vê, até o estágio das operações formais, onde este agora é um adolescente já tem um caráter formado e está pronto para vida adulta, que é o que realmente acontece em nossa vida. O capítulo também fala sobre a religião, que atualmente se encontra em extinção na vida das crianças, são poucos os jovens que vão à igreja e são influenciados por ela. 
      



      Na pesquisa realizada com a utilização de apenas três perguntas centradas, os entrevistados na faixa etária entre os 13 e 18 anos acreditam que o problema está na ausência dos pais que na maioria das vezes estão ocupados trabalhando. Os entre 18 e 30 anos acreditam que o problema está na grande liberdade das novas gerações, os entre 30 e 50 acreditam que a falha está no exemplo que recebem dos responsáveis. E os com mais de 50 anos acreditam que os problemas estão na ausência dos pais e no excesso de liberdade.
Todos esses fatores contribuem para uma má educação por isso devemos evitá-los e com isso estaremos contribuindo para o futuro das novas gerações.




Conclusão:


Concluímos que com os diversos fatores apresentados no decorrer do trabalho e as opiniões apresentadas nos questionários, devemos ter um cuidado especial com as novas gerações, já que estas estão situadas em plena era da tecnologia, onde o ser humano esta prendido a ela, até mesmo para as mais simples tarefas do dia a dia.  Devemos impor limites como a maioria dos entrevistados disse. Não sabemos como serão as novas gerações, mas devemos ter esperanças de que a cada geração tenhamos as mais positivas evoluções.

Vídeo de acordo com o tema proposto no seguinte link:

Educa sempre




2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Vocês realmente atingiram os objetivos propostos. Gostei muito do gráfio, claro e explicativo. Idem o vídeo (que bom se todos os pais/educadores puderem assistir). Uma ressalva, porém, se faz importante: cuidar a ortografia e as colocações nas frases. Como vocês citaram o cap. 18 do livro de Filosofia, peço que citem, também, o autor.
    Um abraço
    Profª Elza

    ResponderExcluir