terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como Educar as Novas Gerações.

                   Como Educar as Novas Gerações?

  • Componentes: Amanda Amaral
                             Shaiane Barcellos
                             Stefany Morais

  • Turma: 2°29

Entrevistamos 6 pessoas de diferentes idades, escolaridade, profissões e perguntamos a cada uma como deveríamos educar as novas gerações. 

  • A primeira entrevistada tem 31 anos, casada, sua profissão é cuidadora educadora e possui escolaridade superior completa. 
R:  “Educaria estando o mais presente possível não deixaria “largado”,
daria limites, mostraria que nem tudo vem fácil, que o respeito pelos mais velhos vem em primeiro lugar, seria enérgica quando fosse necessário mas amiga sempre, quero educar num ambiente com uma família sólida, pra que se sintam seguros e amados, nada de militarismo que nem muitos pais fazem de acharem que só eles tem razão mas também não dar razão pra tudo que o filho faz passando a mão por cima. “

  • A segunda entrevistada tem 53 anos, casada, do lar e possui escolaridade fundamental completo.

R: “Educaria estando o mais presente possível, dando amor, carinho e atenção. Colocaria regras com direitos e deveres bem esclarecidos para que essa “pessoinha” não “se desse mal” nesse mundo. Um tapa na bunda bem dado não mata ninguém e conversar sempre é bom, mas nem sempre só conversar resolve, tem que ter um equilíbrio em tudo.”

  • A terceira entrevistada tem 32 anos, casada, sua profissão é do lar e possui escolaridade ensino médio completo.
R: “Com a tecnologia de hoje é complicado que os filhos entendam o que é certo e o que é errado, não podemos querer que os filhos aprendam a ser educados na escola, pois a escola é feita para ensinar e não para educar. A educação vem de casa, isso depende muito da estrutura familiar e do exemplo que os pais demonstram para seus filhos, devemos ensinar as crianças os valores que se perderam durante o tempo e ensina-los qual caminho seguir.”

  • A quarta entrevistada tem 50 anos, viúva, empregada doméstica e possui escolaridade ensino médio completo.
R: Deve existir diálogo entre pais e filhos, hoje em dia não existe mais essa convivência social e isso é muito importante para haver crescimento entre ambos .Os pais precisam criar essa intimidade com seus filhos e se preocupar mais no que fazem na escola, trabalho etc e buscar ajuda-los no que precisarem, ensinando  certos valores que vão levar para o resto da vida como diz em Provérbios 22:6: “Ensina a criança no caminho em deve andar e ainda quando for velho, não de desviará dele “(Provérbios 22:6)

  • A quinta entrevistada tem 40 anos, casada, gerente de loja, possui escolaridade ensino médio completo.
R: “As novas gerações deveriam ser educadas  como os meus pais foram educados, como eu fui educada. Em primeiro lugar respeitar os mais velhos dizendo senhor ou senhora, dizendo Benção para os avós, tias(os) padrinhos, madrinhas.. As crianças deveriam brincar mais ao invés de passar o tempo livre na frente do computador.. Os jovens deveriam ser "mais regrados " porque muitos não querem estudar ou só querem baladas, e o mais importante deveria existir o diálogo sendo assim existiria mais amor e carinho entre todos..”

  • A sexta entrevistada tem 65 anos, viúva, acompanhante de idosos e possui escolaridade ensino fundamental incompleto.
R: “Educaria como antigamente, não tão rígido mas parecido, porque hoje em dia não existe mais respeito como antes. Deveria ter mais respeito de filho com os pais e dos pais com os filhos.”



Baseado nas opiniões de cada pessoa, podemos concluir que para educar as novas gerações, devemos impor regras, limites, estar o máximo possível presente, dando amor, carinho, atenção, mostrar os valores e as coisas boas da vida, que nem tudo gira em torno de um computador ou vídeo game, lembrando que dar tudo do bom e do melhor também não é o suficiente, a criança precisa de cuidados, de palavras de afeto.
 Na hora de educa-los os pais não podem esquecer que a educação vem de casa, e da escola é o aprendizado. Devemos ter um diálogo sempre muito aberto, pois a base da educação de jovens adultos é o dialogo, o dialogo é a base do entendimento, da aprendizagem. Como no texto “O dilema do bote salva vidas”, ali naquele caso tudo poderia ser resolvido através de um dialogo e de um bom senso moral.
 Como vivemos num mundo em que a tecnologia e a nova geração está mais ativa, rápida e informada, deveriam mostrar também que a tecnologia não é apenas uma base de entretenimento e sim de aprendizado. A informação, jogos, redes sócias entre outros, vem pronta, já o conhecimento não. Portanto, é preciso estimular as crianças a pensar sobre cada assunto discutido para que elas não se tornem parte de uma geração superficial e sem valores.
 Tem que ser discutido desde pequenos um pouco sobre cada assunto e com o passar do tempo ir aprofundando mais; Conversar sobre oque é ética, moral e como é o verdadeiro mundo lá fora sempre é bom para que quando encarem o mundo de frente não acabem “se assustando” e agindo de forma errada por não terem tido uma base sobre isso, mas também dando espaço para que a criança/jovem construa sua própria personalidade moral. Os pais hoje em dia acabam esquecendo muito isso, não tem tempo ou vontade mesmo de tirar um tempo para conversar e ouvir também a opinião do filho, pois na maioria das vezes os pais querem sempre ter razão e acabam esquecendo de ouvir o lado dos filhos também, mas claro, não “passando a mão” por cima de tudo que o filho faz. Os pais tem o dever de educar, mostrando o certo e o errado, etc.. e assim deixando com que o filho depois, consiga escolher melhor como irá seguir.

 Concluímos então, que existem vários tipos de opiniões sobre esse tema, mas cada um gira em torno de um mesmo propósito e em torno do exemplo dos pais e das pessoas que são mais próximas. Devemos ama-los, respeita-los, ensina-los mostrando certos valores, tendo sempre um diálogo, convivendo o máximo possível com a criança e vivendo em um meio social e não virtual como existe hoje, mostrando que eles têm o potencial de serem adultos sociais e de quererem fazer a diferença. 


Um comentário:

  1. Gostei muito do trabalho. Bastante criativo. Mas o mais importante é a conclusão do grupo, que chama a atenção para o propósito maior da educação que é o "exemplo dos pais e das pessoas mais próximas". Vocês também salientam o diálogo e o meio social que deve ser mais pessoal e menos virtual. Parabéns. Cuidar a ortografia, ok?

    ResponderExcluir