terça-feira, 16 de setembro de 2014

Como educar as novas gerações

Introdução

Vivemos um momento histórico de grande complexidade. As inovações tecnológicas nos atropelam numa velocidade sem precedentes e encontram, particularmente nas crianças e adolescentes, um terreno fértil. Celulares, computadores, i-phones, videogames portáteis e as mídias sociais – Youtube, Facebook, Twitter – estão criando novas formas de relacionamento e um novo modo de “estar no mundo”. O presente trabalho trata-se sobre como educar as novas gerações no qual fizemos entrevistas a diversas pessoas para saber a sua opinião sobre esse delicado assunto.

Como educar as novas gerações

          A educação é um tema bastante discutido entre as pessoas hoje em dia. Alguns pais dizem que é a escola é que deve educar as novas gerações, mas isto está errado. A educação deve vir de casa, a família deve participar integralmente desse momento, para que o sujeito a ser educado possa se tornar um cidadão moral no futuro.
       Do ponto de vista moral, a educação começa pela heteronômia em que as regras morais são introjetadas sem crítica, até que possa alcançar a autonomia, típica da maturidade.
        A educação do sujeito ocorre em etapas. Quando mais novo o sujeito é, mais ele tenta resistir às regras da casa, mas quando fica mais velho, começará a aceitar com mais facilidade a isso, é ai que começa a moralidade, onde o sujeito será educado para ter uma boa convivência na sociedade.
      Vimos nas respostas de nossos entrevistadores que eles acreditam que as famílias de hoje estão desestruturadas, que a tecnologia está levando a nova geração para outro lado e é ela que está educando a maioria dos jovens de hoje em dia, os pais estão se desinteressando pela educação de seus filhos e isso é extremamente preocupante para a sociedade.
       É na maturidade que o próprio sujeito indaga sobre suas escolhas de vida, que tipo de pessoa gostaria de ser e qual a melhor maneira de se relacionar com os outros.
Ninguém nasce moral, tudo isso se origina do modo em que as pessoas são educadas e é pela educação que o indivíduo terá a chance de constituir sua personalidade moral.

Opiniões dos entrevistados


Entrevistado n°1
Idade: 54 anos          
Estado civil: Casado
Profissão: Comerciante
Escolarização: 1° grau
Opinião:

O entrevistado n° 1 acredita que hoje em dia está muito difícil de educar as novas gerações e que a tecnologia está atrapalhando o convívio familiar e a educação de nossos filhos, pois eles acabam mostrando uma ideia ruim e assim fica difícil de os pais educarem os seus filhos, pois é muito difícil competir com um meio de comunicação e assim com essa imagem é difícil estruturar uma família, pois cada vez mais os jovens saem de casa pelas más companhias.


Entrevistado n° 2
Idade: 36 anos
Estado civil: Casado
Profissão: Professor
Escolarização: Curso pós-graduado
Opinião:

O entrevistado n° 2 se preocupa muito com a educação das novas gerações, ele acredita que nas escolas e nas famílias há muitos pontos vulneráveis, e isso preocupa a todos. Isso é devido à desestruturação familiar, a educação deve vir de dentro de casa, os pais devem educar e cobrar de seus filhos a educação que lhes foi dada e não transmitir para a escola essa responsabilidade. Como professor ele sabe que isso é difícil e que muitos pais colocam essa responsabilidade na escola, mas temos que admirar a dedicação de um profissional que tenta desenvolver o seu trabalho e assumir o trabalho de educar alguns alunos.

Entrevistado n° 3
Idade: 32 anos
Estado civil: Solteiro
Profissão: Pedagogo
Escolarização: Superior
Opinião:
O entrevistado nº 3 acredita que, é um grande desafio hoje a educação e a escola estar conectada com a realidade dos jovens, hoje vivemos numa era tecnológica onde a internet, as redes sociais, hoje está tudo tão digital e a escola ainda é aquela mesma escola de 1920 onde tudo ainda é analógico. Ele acredita que o que precisa é conectar essa nova realidade do mundo com a realidade da escola, com a formação dos nossos educadores tanto com a questão dos materiais didáticos a forma como aula é dada e outra coisa muito importante que precisa ser defendida é a questão da ampliação do tempo que o aluno fica na escola, o tempo médio do aluno brasileiro é o menor tempo de todo o mundo e isso faz com que a nós percamos muito em termos de aprendizagem, e não estamos sós na escola pra aprender aqueles conteúdos “chatos” que eu sei que a maioria dessa juventude não gosta, mas estar na escola pra aprender coisas que realmente tenham sentido na vida depois do aluno.

Entrevistas em Vídeo  

  

 Baseado em diversas pesquisas que fizemos na internet para saber o que as pessoas acham sobre como educar as novas gerações vimos que:



40% das pessoas acreditam que deve haver o diálogo com os filhos.
30% das pessoas acreditam que os filhos devem ter o apoio total dos pais.
10% das pessoas acreditam que deve haver o auxílio da tecnologia.
20% das pessoas acreditam que deve haver respeito entre pais e filhos.

 Pesquisa para montagem do gráfico realizada com 20 pessoas (100%)

 Conclusão


Com o presente trabalho concluído nós vimos a diversidade de opiniões que existem, com todo o conteúdo que nos foi explanado, nos podemos aprender como podemos ajudar e até mesmo no futuro educar as novas gerações que estão chegando, e a forma que políticos pensam e como irão nos ajudar a respeito desse assunto, visto que isso não será uma coisa fácil devido as “modernidades” existentes hoje em dia.

Autores: Alisson Souza,André Luiz,Kauê Hoch e Raphael Guedes 2º27

Um comentário:

  1. Muito bom o trabalho do grupo. Boas entrevistas. Gostei muito do gráfico pizza. Precisam observar a ortografia. A conclusão poderia ter sido mais enfática, pois vocês têm condições.
    Abraços
    Prof. Elza

    ResponderExcluir