sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Como educar as novas gerações?

Componentes: Ágatta Zimer
                        Bruna Perini
                        Caroline Cordova 
                        Thiere Hamann

Série: 2º 29



                                                    "Como educar as novas gerações ?"


       Realizamos um trabalho na disciplina de Filosofia com a orientação da professora Elza Queiroz da Silva, no qual o tema é "Como educar as novas gerações?". Entrevistamos pessoas com diversas opiniões de diferentes faixas etárias, onde expressam suas ideias e pesamentos sobre o assunto. Após as entrevistas fizemos uma comparação com o conteúdo  trabalhado em aula. 
       
Algumas entrevistas: 

   
Idade: 39, Estado Civil: Divorciado, Profissão: Auxiliar administrativo, Escolaridade: Ensino médio completo.
  A escola ou até mesmo em nossa casa deve ser um ambiente acolhedor, humano, que atraia o interesse dos alunos. Atividades artísticas e esportivas dentro e fora do horário de aula, iniciativas culturais, ações de solidariedade, momentos de encontro, palestras, festas, emfim, devemos nos reinventar constantemente para estarmos conectados a esse novo mundo, sem perdermos as raízes que nos sustentam, mas, antes e acima de tudo, na escola as crianças e os adolescentes precisam sentir que são acolhidos e cuidados e até mesmo em sua casa, isso fará com que descubram seus reais valores. Quanto mais cuidada, mais a criança se humaniza. Tudo o que é humano nos fala e a primeira exigência da ética é que sejamos humanos. Essa é a linguagem que atravessa séculos e não encontram fronteiras, a linguagem do amor, do interesse pelo outro, do abrir-se para alcançar suas forças e fraquezas. Hoje no mundo em que vivemos as drogas e os vícios estão tomando conta por isso que devemos estar sempre orientando nossos filhos para que possa ter uma nova geração.


Idade: 74, Estado Civil: Casado, Profissão: Aposentado, Escolaridade: Ensino fundamental completo.
  A educação tem que vir de casa com respeito e carinho. E sempre conversando e os ensinando as coisas certas e erradas, corrigindo os filhos para que se tornem uma pessoa de bem.


Idade: 39, Estado Civil: Divorciado, Profissão: Impressor, Escolaridade: Ensino médio completo.
  Temos que educar dialogando com as crianças, mostrar o que é certo e errado. Mostras para eles de como o estudo é importante na vida deles para que futuramente possam ser alguém melhor.


   Trabalhamos em aula com o livro Filosofando Introdução à Filosofia de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins que descreve outras tendências da educação como: os valores religiosos baseia-se nas crenças em verdades reveladas, contidas em livros sagrados ou simplesmente transmitidas oralmente. A tendência sociológica, onde educar é socializar a criança, ajuda-la a assumir os valores da comunidade a que pertence. A formação de hábitos virtuosos, segundo o qual apenas um ato bom não identifica o indivíduo virtuoso, sob esse aspectos, educar moralmente é ensinar virtudes, construir hábitos e forjar caráter. A clarificação de valores, visa a examinar os valores dados a fim de descobrir quais deles poderão ser considerados seus.
   Os entrevistados tem opiniões parecidas, acham que as novas gerações devem receber educação em casa, pelos pais, acreditam que o diálogo deve sempre estar presente nas famílias e principalmente ensinar o certo e o errado para que tenham um caráter bom. No capítulo podemos ver que a moral varia com a idade do individuo e com o tempo cada um forma a sua, os entrevistados, cada um com sua opinião passam a mensagem de que a moral de cada pessoa surge na família desde sempre e os pais tem o dever de formar pessoas boas.

2 comentários:

  1. Caros alunos
    Ágatta, Bruna, Caroline e Thiere
    Parabéns pela contextualização do tema trabalhado com alguns princípios filosóficos enfocados na disciplina.
    Espero que possam tirar proveito dos aprendizados proporcionados ao longo do trabalho para solidificar os princípios do BEM, construindo valores e virtudes que possam torná-los,a cada dia, pessoa melhores, de bom caráter.

    Para que seu trabalho fique mais atrativo para os leitores, é importante reorganizar o formato do texto, bem como acrescentar imagens, links e/ou vídeos que foram solicitados na orientação da atividade proposta. Desta forma o conteúdo ficará mais dinâmico e motivará os leitores a conhecerem o trabalho do grupo.
    Lembrem a escrita virtual/digital requer outros elementos para enriquecer o conteúdo.

    Abraços
    Profe Cíndia

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras da profª Cíndia. O trabalho está muito bem contextualizado; gostei que vocês se referiram ao nosso livro e suas respectivas autoras.
    Abraços
    Profª Elza

    ResponderExcluir