terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como devemos educar as novas gerações?

Componentes: Lara Kochenborger
Série: 2º27




Entrevistas:

Opinião
Idade
Estado Civil
Profissão
Escolaridade
Bastante conversa, porém se houver necessidade deve-se dar uma palmada, não espancar nem maltratar, porque as crianças se sentem com muita liberdade nos dias de hoje.
52
Divorciado
Comerciário
Ensino Médio Completo
Bastante conversa, castigar se necessário e em casos extremos dar uma palmada.
43
Casado
Vendedor
Ensino Fundamental Incompleto
Dar limites, educar com bons exemplos e manter diálogo.
37
Casado
Professor
Ensino Superior Completo
Com consciência.
36
Casado
Professor
Ensino Superior Completo
Através de exemplos, tentar dialogar e ter a confiança das crianças, mostrando o que é certo e o que é errado.
26
Solteiro
Professor
Ensino Superior Completo
Dar bons exemplos, manter um bom diálogo e ensinar o certo e o errado.
22
Solteiro
Estudante
Ensino Superior  Incompleto
Devemos (os pais) resgatar os valores das gerações passadas, os jovens estão sem a presença dos pais, que para compensar dão regalias, porém, isso mais prejudica do que ajuda.
25
Solteiro
Professor
Ensino Superior Completo










Dar mais regras, valorizar os direitos e nunca nos esquecermos dos deveres e a liberdade não pode ser encarada como bagunça e nem deve significar desamparo, fortalecer os laços familiares pois são a base.
49
Casado
Professor
Ensino Superior Completo
Com conversa porque é o melhor jeito de resolver os problemas, porém às vezes não funciona, então deve-se tomar outras medidas.
27
Casado
Vendedor
Ensino Médio Completo
Educação baseada na ética, no respeito aos semelhantes e às normas da sociedade e também pela cultura da paz.
42
Casado
Professor
Ensino Superior Completo
Dando mais atenção aos filhos e menos atenção às coisas materiais e impor limites.
30
Solteiro
Professor
Ensino Superior Completo
Deve-se educar com muito amor mas sempre pensando que os filhos devem ter limites, com a vida corrida da atualidade os pais se deparam com o sentimento de culpa por não darem atenção em tempo integral aos filhos, mas esse sentimento não deve ser sanado através da concessão de todos os desejos dos filhos.
33
Casado
Professor
Ensino Superior Completo
Com valores, princípios e uma educação transformadora para que sejam cidadãos do bem e para o bem porque só assim terão sucesso.
55
Casado
Professor
Ensino Superior Completo




Com muito senso de ética e preocupação com o bem comum, porque as novas gerações estão muito egoístas.
48
Casado
Professor
Ensino Superior Completo
Procurar dar educação. Devemos dar atenção e ensinar o que é correto desde pequenos.
38
Casado
Militar
Ensino
Médio Completo
A educação deve vir de casa e deve ser como antigamente, impor regras e limites.
33
Divorciado
Comerciário
Ensino
Médio Completo
Deve ser ensinado o que é certo e o que é errado, tentar sempre manter o diálogo como forma de educar, em casos extremos usar castigos, mas nunca utilizar a violência como ferramenta para educar, pois não funciona e traumatiza, dar liberdade, porém com limites.
16
Solteiro
Estudante
Ensino
Médio Incompleto
 Escola Andrea Fontes Peixoto

O capítulo do livro mostra o desenvolvimento dos ser humano e de sua moralidade em cada uma das fases de sua vida até atingir o desenvolvimento completo, desde a infância onde a criança descobre o mundo por seus próprios olhos até a fase adulta onde faz suas escolhas e segue seu caminho.
Entre a infância e a idade adulta, existem muitas decisões a serem tomadas e problemas a serem vencidos e isso só pode ocorrer se a criança tiver uma boa formação e educação.
Nos dias de hoje, fica cada vez mais difícil os pais conseguirem manter controle total da educação doa filhos, com todas as informações e a velocidade de tudo, muitas vezes quando os pais vão ensinar ou mostrar algo importante ao filho este já viu ou aprendeu.
Outro ponto importante é o fato de que com a correria do dia a dia, os pais quase não conseguem passar uma grande quantidade de tempo com seus filhos e prestar total atenção à eles, então às vezes tentam compensar isso dando liberdade demais e bens materiais, sem se darem conta de que às vezes tudo o que precisam é de um pouco de atenção e diálogo.
Um dos temas polêmicos da atualidade é a utilização ou não de castigos físicos (palmadas) na tentativa de educar, particularmente, acredito que a violência tanto física quanto verbal não deve ser usada na tentativa de educar seres com a consciência ainda em desenvolvimento e é um fato que as crianças repetem aquilo que veem e ouvem, e esses métodos podem vir a formar adultos violentos, tendo isso em mente, praticamente todos os entrevistados citaram o diálogo e a imposição de limites como a principal ferramenta para uma boa educação.
O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
                                                                                                      Immanuel Kant
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”

                                                                                                      Sêneca 

De acordo com todas as opiniões ouvidas e todo o conhecimento adquirido através de leituras sobre o assunto, posso concluir que os pais estão sempre tentando encontrar um bom modo de educar seus filhos e que eles têm consciência de que tudo o que fizerem será um exemplo e terá influência sobre suas crianças, por isso o melhor é prestar atenção, dialogar e demonstrar o amor que sentem para que as futuras gerações tenham cada vez mais uma melhor base familiar.

Um comentário:

  1. Parabéns Lara. Você foi muito feliz na escolha das imagens postadas. Todas nos dão a ideia clara a respeito da educação, a qual primeiramente deve ser ensinada, demonstrada, exemplificada em casa pois é onde "tudo" começa. É pela maneira como nós nos portamos em sociedade, pela maneira como lidamos com as diversas situações que as pessoas têm a ideia da maneira como fomos educados.

    ResponderExcluir