terça-feira, 16 de setembro de 2014

Como educar as novas gerações?

COMO EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?

Componentes: Alice Pinheiro,
                        Amanda Biesek,
                        Caroline Almeida,
                        Fabiana Dias.

Série: 2°27

Orientador (a): Elza Queiroz da Silva

Trabalho: “Como educar as novas gerações?”

Introdução:


Diante desse retórico tema, me detenho em pensar sobre a sociedade atual. O mundo esta em constante evolução, mas será que no quesito educação nós paramos no tempo? Será que vivemos numa geração sem educação?
Ou será que nossos jovens estão sem educação por causa da tecnologia?
Neste trabalho, mostramos opiniões da população em geral e explicaremos alguns quesitos que se deve melhorar nesta geração.


Entrevistados:
Entrevistados
Idade
Estado Civil Profissão
 Profissão
Escolaridade







1
30
Solteira
Professora
Ensino Superior

2
40
Casado
Administrador
Ensino Superior

3
15
Solteira
Estudante
Ensino Médio Completo

4
16
Solteira
Estudante
Ensino Médio Completo

5
19
Solteira
Vendedora
4° sem. Jornalismo

6
59
Casado
Comerciário
Ensino Fundamental Incompleto









1° entrevistado: “Eu acho que o que é necessário para educar as novas gerações é que os pais tenham um pouco mais de atenção, sejam mais presentes nas vidas dos seus filhos, e não se preocupem tanto com as coisas materiais, mas sim dedicar mais tempo a educação dos filhos e se preocupar mais com os sentimentos com os filhos e menos com os bens materiais”.

2° entrevistado “Ensinando primeiramente os valores morais, princípios morais dentro da família para refletir no ensinamento dos filhos, tem que estar perto de Deus para se ter uma vida tranquila, pois tu estando bem espiritualmente você vai passar coisas boas para os seus filhos, ensina-lós a respeitar os mais velhos e a usar o “com licença”, “muito obrigado”, “por favor ” no seu dia-a-dia, a ter responsabilidade isso faz muita diferença e com a tecnologia para os pais muitas vezes é mais fácil você dar um tablet ou um jogo para seu filho do que conversar e isto está errado, pois para educar tem que ter diálogo entre pais e filhos só assim você evitará mais tarde problemas maiores”.

3° entrevistado: “A educação dos filhos vem de casa, eles só serão mau educados se você passar um exemplo ruim para ele ou achar que é na escola que ele deve aprender a respeitar os outros, não tem problema se a tecnologia está muito avançada se você colocou um filho no mundo seu dever é o educar e impor limites para depois mais tarde ele não sofrer com escolhas erradas, não importa a idade que ele tem ele é seu filho e só você pode ensinar ele a fazer escolhas certas e saber respeitar a todos igualmente, se você deixar que outra pessoa faça isso por você pode ter certeza que ele não aprenderá a seguir o caminho certo, mesmo que você o ame é necessário as vezes um castigo, pois você só esta fazendo isso por amor a ele porque se ele está de castigo é porque algo errado ele fez”

4° entrevistado: “Eu acho que deveria ser educado como nas gerações passadas, pois hoje em dia não existe mais aquela educação de chegar e dar benção para os avôs,pais e tios, e que deveria ter mais dialogo entre pais e filhos, porque está geração qualquer problema procura um psicólogo para conversar, mas para que se tem seus pais ali para te ajudar, claro as vezes parece que eles não entendem você,  mas eles só querem seu bem e farão o possível para te ajudar, sim as vezes a criança não basta só diálogo e sim um tapa, pois um tapa não mata ninguém e é melhor você ganhar um tapa hoje dos seus pais do que amanhã ou depois levar uma surra de um desconhecido”.

5° entrevistado “ Bom falando primeiramente na escola, eu acho que a educação para as novas gerações deveria ser mais dinâmica, só ficar sentado na sala de aula, teoria e professor lá na frente “não rola”, vejo por mim na faculdade sou acadêmica de jornalismo, eu acho que tem que sair a campo, tem que ensinar na prática e sobre a educação em casa daí já não sei não tenho filhos ainda”.

6° entrevistado: “Infelizmente hoje em dia a educação das crianças está precária, antigamente as crianças respeitavam os pais, os mais velhos, professores e hoje em dia não existe isso, uma criança de 8 anos já faz o que quer e se o pai vai brigar ela
faz birra e ainda briga com o pai, eu acho que é a ausência dos pais, porque antigamente ao menos a mãe ficava em casa cuidando dos filhos e hoje os dois saem trabalhar e eles acabam sendo educado por terceiros”.

Conclusão:


Primeiramente tínhamos concluído que talvez algumas palmadas estariam fazendo falta hoje em dia e deveria ser por isso que a educação andava péssima, mas após discutirmos isso e através de outros trabalhos acadêmicos de nossos colegas percebemos que bater em seu filho não resolve o problema, pois você batendo nele ele vai ficar com raiva e medo de você e isso não é educar, a melhor forma de educar é dialogar com seu filho, hoje na sociedade atual a um grave problema neste quesito porque os pais não tem tempo tem que trabalhar, não param em casa, mas não tem outra forma de educar se não ser está. 

3 comentários:

  1. Querid@s alunas
    Alice, Amanda, Caroline e Fabiana
    Parabéns pelas reflexões compartilhadas. Ressalto que a base da educação está no respeito a si e ao próprio, enfocado no texto do trabalho.
    Espero que os aprendizados gerados a partir da construção do trabalho possam contribuir para a construção das virtudes do BEM.

    Destaco que é importante acrescentar imagens, links e/ou vídeos, que foram solicitados na orientação da atividade proposta, bem como reorganizar o formato do texto a fim de tornar mais atrativo para leitura. Desta forma o conteúdo ficará mais dinâmico e motivará os leitores a conhecerem o trabalho do grupo.
    Lembrem que a escrita virtual/digital requer outros elementos para enriquecer o conteúdo.

    Abraços
    Profe Cíndia

    Responder

    ResponderExcluir
  2. Compartilho do comentário da Profª Cíndia e ressalta que vocês devem ter cuidado com a ortografia; um trabalho em grupo não pode estar na 1ª pessoa do singular e sim na 3ª pessoa do plural. Mas o trabalho está bom; percebe-se que houve empenho.
    Um abraço
    Profª Elza

    ResponderExcluir