terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como educar as novas gerações?

Realizado por: Érika Rodrigues, Saulo Bastos e Thaís Tragnago.



                                                       Introdução:

Realizaremos a seguir, uma forma de texto que tem por objetivo proporcionar um novo panorama a respeito de questões tão pertinentes como a educação. Iremos realizar uma tentativa de mostrar a nossa opinião sobre o tema como educar novas gerações. Colocaremos sucintamente nossa opinião como alunos e também a opinião de alguns professores. Vamos introduzir como alunos uma nova forma de educar as gerações posteriores.


                                                      Desenvolvimento:


Opinião dos alunos

Nós alunos, pensamos em um pano de fundo para representar a nossa opinião sobre a forma de educar as gerações posteriores.  Temos alguns tópicos:

A psicologia na educação

 Uma das melhores formas, que nó pensamos, é a ideia de entender os alunos  e como eles podem aprender do seu jeito. Isso implica em reunir um conjunto de métodos para melhorar a vida do aluno, ensinando como aprender é benéfico. Não adianta largar os conceitos grotescamente, os conceitos tem que tocar o amâgo psíquico dos alunos. É uma tarefa do professor ensinar o aluno a pensar critícamente sobre a nossa sociedade. Os alunos muitas vezes não se interessam pelos conceitos porque estão estritamente mal, pela sua incapacidade de lidar com sentimentos. Por isso os alunos que se saem melhor, são na maior parte, pessoas equipadas que sabem lidar com a realidade. A outra parte está desesperada com o mundo, não sabendo o que fazer para melhorar seu desempenho. Então o professor podia  desempenhar um papel benéfico na vida dos alunos, inspirando os alunos e melhorando sua capacidade de lidar com a realidade. É claro que é difícil executar isso com um governo que nos lança técnicas inadequadas para ensinar os alunos e ainda mais com tantos conceitos que o tempo se esgota. Além disso, os professores não são valorizados pela sociedade. O que pensamos que é melhor para educação é essa forma de ensinar aos alunos os conceitos e dedicar um tempo para ensina-los a lidar com o mundo. Muitos atribuem esse ensino oriundo da família dos alunos. Mas muitas vezes os pais não ensinam os seus filhos, deixando uma lacuna e a escola podia preencher essa lacuna.

Ceticismo e admiração

 Um dos objetivos da escola teria que ser  ensinar essas duas formas de pensar. Dessa forma, os alunos vão melhorar suas vidas e seu desempenho acadêmico. Enquanto não ensinarmos a maravalhia que é estudar, inspirando os alunos a pensar como cientistas e filósofos, a nossa sociedade irá despencar na economia e educação. Quando ensinarmos a abertura para ideias e ao mesmo tempo um modo rigoroso de pensar, o desempenho acadêmico dos alunos irá aumentar. Essas duas habilidades poderiam ser ensinadas nas escolas e assim, como nós pensamos, melhorariam o desempenho escolar. Mas primeiros temos que ensinar os alunos a lidar com a realidade e criar uma maturidade. Sem um crescimento necessário os alunos continuarão à ignorar os professores. E isso é essencial, o professor deve ensinar o aluno a crescer e aprender a viver nesse mundo. Essa é, nesse trabalho, nossa opinião.

Opinião dos professores

 Entrevistamos o professor Marco Edler de arquitetura da Universidade de Cruz Alta. Sua opinão é demonstrada a seguir:
 "No contexto da escola, os educadores precisam se livrar de seus pré-conceitos e perceberem que o mundo,  os costumes se modificaram, para que seus fazeres surtam efeitos desejados e necessários. É importante que trabém atualizem o seu pensar frente a estas modificações. É importante lembrar que, apesar de as novas gerações  vivam um mundo diferente, existem valores que devem ser permanentes, tais como as liberdades responsáveis, a solidariedade, a cordialidade e o respeito que devem ser sempre atos em duas direções, mútua."

                                                       Conclusão:

Concluímos que podemos usar a educação como potência para mudar o mundo. Também estamos abertos a novos protótipos pedagógicos que proporcionam aos alunos uma melhor forma de aprender a viver bem com o mundo. Aprendemos que existe outras formas de melhorar nossa educação e também nossas vidas. Percebemos que a forma como educamos as nossas gerações tem grandes impactos futuros no mundo.                                                    

Um comentário:

  1. Percebe-se que vocês fizeram um trabalho bem reflexivo sobre a temática proposta "Como educar as novas gerações". Entretanto, o trabalho solicitado foi um trabalho de campo, a partir do qual vocês fariam suas postagens aqui no blog. Só apareceu uma entrevista e, mesmo assim, com a identificação do entrevistado o que não deve ocorrer, conforme foi explicado.

    ResponderExcluir