quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"COMO EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES"


Isis Cavalheiro
Lucielen Silveira
Welington Lacerda
2º29
________________________________________________________

  • COMO EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?
Em nossas vidas vamos nos deparar com dilemas racionais e emocionais diversas vezes. Nestas situações cada um pensará e agirá de uma forma, isso porque cada um recebe uma educação e uma criação distinta, e são elas que farão total diferença nestes momentos. É essa nossa opinião, percepção sobre a vida que cria dentro de nós uma autonomia, capacidade de decisão e iniciativa. 
Esta capacidade de decidir entre o certo e o errado, de escolha, é o que forma nossa moral e moralidade sobre a vida. Ninguém nasce moral, é algo que adquirimos com o passar do tempo, com o questionamento ao comportamento. 
Mas então, como se deve educar essa nova geração? A geração dos conectados, já tão diferente da anterior?
Foi em busca desta resposta que fomos às ruas entrevistar pontos de vistas diferentes sobre o mesmo assunto. No total foram seis entrevistados, tirando aqueles que optaram por não responder à pergunta. 
Um dos pontos mais surpreendentes foi o fato de 83% dos entrevistados considerarem o diálogo como principal forma de educar. Percebemos assim uma mudança na conduta de educação em que nos encontramos. Já não agimos como antigamente, quando educar era sinônimo de "bater". O que confirma isso é a resposta da senhora de 63 anos, que acompanhada da neta, concorda que a conversa é importante, mas ainda acha que uma "surra" ou que uma "palmadinha" nunca fazem mal, pelo contrário. Ressaltamos também que apenas um dos entrevistados considera o estudo e o preparo ao mercado de trabalho como fundamentais na educação dos jovens. 
Isso sintetiza o que aprendemos em aula e na pesquisa, a autonomia e a moral vêm de nós mesmos, mas são sim influenciadas pela época e ambientes em que vivemos.

  • Segue abaixo nossa tabela:
COMO EDUCAR AS NOVAS GERAÇÕES?”

IDADE

ESTADO CIVIL

PROFISSÃO


ESCOLARIZAÇÃO

SEXO

Impondo limites, com diálogo e amor dos pais, senão a polícia vai fazer o que os mesmos não fizeram; manter longe das drogas.
54
Casado
Advogado
3º grau (faculdade)
Completo
Masculino
Conversa é o princípio de tudo.
26
Solteiro
Vendedor
Ensino Médio
Completo
Masculino
Conversa.
15
Solteira
Estudante
Cursando Ensino
Médio
Feminino
Bastante diálogo, pois eles (os jovens) também têm suas opiniões.
33
Casada
Cartorária
3º grau (faculdade)
Incompleto
Feminino
Diálogo, mas uma “palmadinha” não faz mal.
63
Solteira
Do lar
Ensino Médio Completo
Feminino
Com estudo, preparando para o mercado de trabalho.
71
Casado
Óptico
Ensino Médio
Incompleto
Masculino



SETEMBRO/2014

_________________________________________________









 



Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo. Gostei muito da charge postada a qual reflete uma nuance da nossa educação em um ambiente tão conectado como é o mundo atua. Mas gostei mais ainda do texto de vocês: muito importante a referência que vocês fizeram a respeito de: autonomia do sujeito; capacidade de decisão entre o certo e o errado; a capacidade de escolha; moral per e moralidade. Percebi no texto de vocês, muito dos assuntos que temos trabalhado em sala de aula. Parabéns.

    ResponderExcluir